Ícones do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria

Translate

Pesquisar

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Nossa Senhora de Fátima veio pedir Modéstia no Vestir (Parte I)

"Ouvistes o que vos foi dito dos antigos: Não cometerás adultério. Mas Eu vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com luxúria já cometeu adultério com ela no seu coração."  
MATEUS, 5:27-28



“Hão-de vir umas modas que hão-de ofender muito a Nosso Senhor.” 
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 1917

(PARTE I)

ANTES DE MAIS, VOLTEMOS O NOSSO OLHAR PARA JESUS CRISTO



Antes de qualquer consideração específica respeitante à Modéstia, é necessário que voltemos a nossa atenção para Nosso Senhor Jesus Cristo e para o teor da Sua Aliança e convite feito a cada um de nós para O amarmos, “Pois Deus amou tanto o mundo que lhe entregou o Seu Filho Unigénito ...” (João, 3:16). Deus, a Palavra Eterna, foi-nos enviado por Amor. E, “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” (João, 13:1), o que significa que Ele os amou inteiramente e nem teria sido possível amá-los mais. O Senhor deu a Sua vida por nós. “Nenhum homem experimentou Amor maior do que este, que um Homem dê a vida pelos Seus amigos.” (João, 15:13). E foi isto o que Jesus fez por nós. O Seu foi um Amor em total plenitude. As almas possuem um valor infinito, porque Jesus Cristo pagou por elas com o derramamento do Seu Preciosíssimo Sangue.

 Assim, é por amor a Deus que você, caro Cristão ou Cristã, não há-de querer ofender tão gravemente a Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, ao fazer com que o seu irmão ou irmã ou mesmo você caia em pecado mortal. E também não há-de querer magoar o seu irmão ou irmã ou o Senhor Deus. Não há-de querer ver o seu irmão ou irmã em pecado mortal nem se há-de querer ver a si próprio em pecado mortal, pois o pecado mortal é o nosso maior inimigo e, em última análise, a única coisa capaz de nos afastar da vida eterna.

A falta de modéstia no vestir pode levar à perda de almas imortais e, se for gravemente ofensiva, é um pecado mortal para quem se veste assim e ocasião de pecado para quem é espectador de modas
imodestas. Os pecados causados pelas modas imodestas lançam no Inferno ou, pelo menos, fazem
merecedoras do fogo do Inferno as almas de muitos daqueles que olham para tais modas.




“Eu oro ... por aqueles que Vós Me destes: porque eles são Vossos ...Aqueles que Vós me destes,
Eu os guardei: e nenhum deles se perdeu...” (João, 17:9, 12). Este é o desejo do nosso Redentor: tendo Se oferecido em sacrifício pela salvação de todos, Ele deseja que todos, sem excepção, se salvem. Tristemente, porém, sabemos que não é isto o que acontece, uma vez que é uma verdade imutável da Fé, que se mantém na Tradição, nas Escrituras e no ensino perene do Magisterium incluindo as definições solenes da Igreja Católica que o Inferno existe e ali se encontram seres humanos a ele condenados. Nossa Senhora confirma isto mesmo na Mensagem de Fátima. No entanto, nós sabemos que o mistério da Comunhão dos Santos reparte a intercomunicação de merecimentos entre os membros do Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que equivale a dizer que alguns deles só serão salvos ou só poderão atingir o nível de santidade a que Deus os chamou por meio da colaboração de outros membros do Corpo Místico de Cristo. S. Paulo refere-o do seguinte modo: “Eu alegro-me agora nos meus sofrimentos por vós e preencho na minha carne as coisas que têm necessidade dos sofrimentos de Cristo, pelo Seu Corpo que é a Igreja.” (Col. 1:24)

 Muitos são os modos pelos quais os Fiéis podem e devem ajudar os outros no cuidado com a sua salvação eterna. Além da oração, sacrifícios, boas obras de toda a espécie, aceitação paciente dos sofrimentos e seu oferecimento a Deus pelas mãos da Virgem Maria, os Fiéis são ajudados no seu caminho para a salvação pelo bom exemplo de uma vida cristã no cumprimento de todas as exigências, sérias mas amorosíssimas, da nossa Fé; porque deste lado do Paraíso o Amor verdadeiro exige sacrifício. “E todo aquele que não tomar a sua cruz e Me seguir não pode ser Meu discípulo” (Lc. 14:27). Tal exigência inclui modéstia no vestir, uma vez que a modéstia pressupõe, em primeiro lugar, respeito pelo próprio corpo por ser “o templo do Espírito Santo” (1 Cor. 6:19) ou, melhor dizendo, amor e respeito pelo Próprio Deus presente no meu corpo e também caridade para com o próximo, que pode sofrer tentações e cair no pecado se eu não me vestir e comportar recatadamente. Tal desordem dos apetites é uma consequência do Pecado Original e do facto de não ser possível considerar o ser humano num estado de natureza perfeita, como alguns gostariam que fosse, pois está ferido pelo pecado e, tristemente, tende para o mal. Jesus Cristo, nosso Salvador, redimiu-nos, mas não reintegrou a nossa natureza no estado de perfeição original. Feridos pelo pecado, mas restaurados e com renovado vigor pela Graça santificante, devemos “tratar da nossa salvação com temor e tremor”. (Fil. 2:12)

 E não devemos esquecer o aviso que Nosso Senhor nos deu: “É impossível que não haja escândalos: mas ai daquele por quem vem o escândalo. Seria melhor para ele que lhe pendurassem uma mó de moinho ao pescoço e fosse atirado ao mar do que ele escandalizasse um destes pequeninos.” (Lc. 17:1-2)

Portanto, irmãs e irmãos, recordemo-nos da exortação do Apóstolo, que é sempre actual através dos tempos: “Fazei tudo sem murmurações nem hesitações, para serdes sem mancha e filhos sinceros de
Deus, sem necessidade de censura no meio duma geração corrompida e perversa, no meio da qual
brilhareis como luzes no mundo; erguendo a Palavra da Vida para minha glorificação no dia de Cristo, porque não corri em vão nem trabalhei em vão.” (Fil. 2:14-16)

O convite que Jesus Cristo nos faz a todos é belo e reconfortante, mas também exige sacrifício –
os sacrifícios do nosso dever quotidiano para com Deus, o que inclui ajudar os nossos irmãos e irmãs a irem para o Céu e não sermos um obstáculo à sua salvação pelo facto de nos vestirmos com falta de
modéstia.


DIRECTRIZES SOBRE A MODÉSTIA NO VESTUÁRIO


As directrizes essenciais dadas pela Santa Sé sobre este assunto estão resumidas no parágrafo que aqui transcrevemos:¹
Um vestido não pode ser considerado decente quando é demasiado decotado, ou seja, mais do que dois dedos abaixo da base do pescoço;² quando não cobre os braços pelo menos até ao cotovelo; e quando não vai até um pouco abaixo dos joelhos. Além disso, os vestidos de tecidos transparentes são impróprios.³

Tanto homens como mulheres são obrigados pelas leis da Modéstia e é um erro interpretar como
de qualquer forma anti-feminina esta preocupação com o recato. Mas como é muito mais comum o
pecado da imodéstia ser cometido pelas mulheres, é por isso que citamos aqui o Padre Bruno Pelegia,
que sublinha a obrigação da mulher a este respeito (Vejam-se as 12 objecções a que ele responde, mais adiante neste livrinho). Mas também os homens devem estar atentos quanto a esta virtude.

Compusemos este livrinho como um Prefácio alargado a partir dos argumentos do Padre Pelegia, Sacerdote Católico doutorado em Sagrada Teologia e que, durante mais de vinte anos, estudou a Teologia Moral de Santo Afonso Maria de Ligório. Este Santo foi proclamado Doutor da Igreja em Teologia Moral pelo Magisterium. Num espírito de imitação da Santíssima Virgem, modelo de pureza para todos os Seus filhos que formam o Corpo Místico de Cristo, vejamos primeiro dois conjuntos de directrizes para a Modéstia no Vestir, um dos quais se aplica aos homens e o outro às mulheres:


DIRECTRIZES PARA OS HOMENS QUANTO À MODÉSTIA NO VESTIR


1. Os homens não devem tirar a camisa em público, ficando de tronco nu.

2. Na igreja, os homens não devem usar calções nem calças justas.

3. Quando os homens notarem que as suas roupas são muito justas ou de qualquer outra forma
recato para não haver ocasião de as suas irmãs em Cristo virem a perder a alma por eles terem
despertado nelas desejos ilícitos.4

______________________
¹ Se alguém quiser conhecer as directrizes imitidas pela Santa Sé e pelas autoridades da Igreja sobre este assunto, basta dirigir-se aos gabinetes da Cruzada Internacional do Rosário de Fátima e pedir o folheto A modéstia no vestir normas Marianas (LF005P). 

²Os dois dedos abaixo da base do pescoço correspondem aproximadamente a 5 centímetros (ou duas polegadas).

³ Por instruções do Papa Pio XI, o Cardeal Donato Sbarretti, Prefeito da Congregação do Consistório, emitiu, no dia da Festividade da Sagrada Família (12 de Janeiro de 1930), esta regra sobre o que constitui a modéstia no vestir. Esta declaração é a mais específica e, neste sentido, a de maior autoridade que a Igreja alguma vez emitiu sobre o tema da modéstia . Nenhum outro Papa a substituiu ou modificou. Esta declaração, então como agora, obriga em consciência. Note-se ainda que apenas indica os requisitos mínimos, ao dizer: "Um vestido não pode chamar-se decente etc..." Richard J. Lloyd, "On Christian Modesty: The Natural Guardian of Chastity", reproduzido de The Remnant, pp. 2-3, Cf. Rita Davidson, Immodesty – Satan's Virtue, Little Flowers Family Apostolates, 2001, Lanark, Ontario, Canadá, p. 121. 4 Parte do conteúdo destas diretrizes de modéstia para homens foi publicado primeiramente como artigo original no nº 19 do The Fatima Crusader Fevereiro-Abril de 1986, p. 26.



DIRECTRIZES MARIANAS SOBRE O VESTIR DIRIGIDAS ÀS MULHERES


As normas abaixo indicadas são uma versão abreviada de A Girl’s Modesty Guide [“Guia de Modéstia para as Moças”], um sólido guia para as senhoras e moças que querem saber o que a Igreja Católica tem a dizer sobre a Modéstia no Vestir. É este o objectivo da Cruzada Mariana.

Durante muitos anos até à sua morte, em 1969, o Padre Bernard Kunkel da diocese de Belleville, Illinois, E.U.A., foi Director da Cruzada cujo Presidente era o seu bispo. As seguidoras da Cruzada comprometiam-se a observar as seguintes normas:

Em resposta à súplica de Nossa Senhora de Fátima pela absoluta modéstia no vestir e para ajudar a evitar os inúmeros pecados causados pela imodéstia do vestuário, especialmente no Verão, esforçar-me-ei com a maior seriedade por:

1. Abster-me inteiramente de usar calções de qualquer tipo, tanto em público como em casa.

2. Recusar-me a usar outros tipos de traje que mal cobrem o corpo, como vestidos de praia ou aquele tipo de trajes que deixam a descoberto os ombros, o peito, as costas, a cintura ou o umbigo; evitar também roupas claras ou transparentes, e vestidos e camisolas justos; não usar calças; quanto às saias, usar somente as que cheguem bastante abaixo dos joelhos, para salvaguardar a modéstia em qualquer posição e nos movimentos normais.

3. Ter um particular cuidado em me vestir modesta e respeitosamente para ir à igreja e para todas as cerimónias e/ou locais sagrados, incluindo Santuários e o adro da igreja – e encorajar as outras a vestirem-se sempre com uma modéstia mariana sem medo de não serem "populares", e para seguir os desígnios de Nossa Senhora, a Virgem Imaculada, em vez de obedecer à ditadura pagã da moda.



 Com autorização eclesiástica, 1 de Janeiro de 2004. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário